Sabemos que se adaptar a novas situações pode ser desafiador, especialmente quando se trata de manter nossa autenticidade. No entanto, é possível cultivar a flexibilidade intercultural sem deixar de ser quem somos. Para isso, é importante entender que a cultura é fluida e que nossas crenças, valores e comportamentos podem ser adaptados a diferentes contextos.
Um exemplo de como se adaptar sem perder a autenticidade é quando uma brasileira vai para os Estados Unidos e percebe que as pessoas são mais diretas e objetivas ao falar, o que pode ser diferente do jeito mais indireto e diplomático de se comunicar no Brasil. Nesse caso, é possível aprender a ser mais assertiva na hora de comunicar mantendo seu estilo pessoal, mais engraçado ou empático, mas ajustando a forma como se expressa para ser mais clara e direta.
Um brasileiro que vai morar na Alemanha, por exemplo, pode aprender a valorizar a pontualidade e a organização, que são muito importantes na cultura alemã, mas sem deixar de lado seu estilo mais descontraído e informal de se relacionar com as pessoas. Para isso, é fundamental ter autoconhecimento e compreender nossos valores e tradições. Isso permitirá que se faça escolhas conscientes sobre o que manter como parte de quem somos e o que pode ser ajustado.
Podemos ter uma abertura a novas experiências e aprender com elas. Mas sem forçar uma absorção completa, porque isso pode gerar sentimentos de tristeza e desconexão, como se estivéssemos tentando nos transformar em alguém que não somos. Para viver uma vida satisfatória no exterior não precisamos abandonar completamente nossa brasilidade. Com o tempo vamos entendendo aquilo que pode ser útil modificar e que hábitos ainda valorizamos e queremos seguir cultivando, como escutar um sambinha ou tomar um mate.
A autenticidade não é algo estático, mas sim algo que evolui ao longo do tempo. Podemos descobrir novos aspectos de nossa identidade ao nos relacionar com pessoas diferentes. Com isso em mente, é possível cultivar a flexibilidade intercultural e enriquecer sua vida com novas experiências.
E você como tem se adaptado cultivando sua autencidade? Conta pra gente aqui embaixo.
–
A terapia online da Intercambiamente pode te ajudar a lidar com os processos de adaptação no exterior. Marque uma sessão.
–
Instagram: @intercambiamente
SE IDENTIFICOU COM O NOSSO CONTEÚDO?
PREENCHA O FORMULÁRIO E MARQUE SUA CONVERSA INICIAL COM NOSSAS TERAPEUTAS
Se preferir entre em contato conosco
intercambiamente
TERAPIA ONLINE EM PORTUGUÊS PARA VOCÊ SE SENTIR EM CASA, ONDE ESTIVER, QUANDO PRECISAR
SE IDENTIFICOU COM O NOSSO CONTEÚDO?
PREENCHA O FORMULÁRIO E MARQUE SUA CONVERSA INICIAL com nossas terapeutas
Se preferir entre em contato conosco
TERAPIA ONLINE EM PORTUGUÊS PARA VOCÊ SE SENTIR EM CASA, ONDE ESTIVER, QUANDO PRECISAR.
ATENÇÃO
Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site CLICANDO AQUI. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.