Para além da minha experiência pessoal, eu escutei e acompanhei brasileiras e brasileiros pelo mundo, em culturas mais distantes e diferentes e, durante meus atendimentos online, observo algumas dificuldades em comum e aplico ferramentas para conseguir lidar com isso.
Com base nessa observação, separei 6 dicas que vão facilitar a sua adaptação parA uma vida mais saudável no exterior
- Seja gentil com você mesma: Aceite que é natural que algumas vezes você se sinta curiosa, empolgada e entusiasmada com a mudança para um novo país e em outras situações você se sinta frustrada, irritada ou triste. Afinal, a maioria das nossas experiências na vida é um misto de emoções agradáveis e desagradáveis. Acolha ambas.
- Aceite que mudar faz parte: Mudar de país implica em um turbilhão de mudanças. De um dia para o outro você muda sua rotina alimentação e hábitos. É natural que tanta mudança acontecendo ao mesmo tempo cause desconforto. Você precisa processar. Mesmo depois de anos as mudanças volta e meia seguirão acontecendo e você pode ter a sensação de instabilidade.
- Faça novas amizades: Pessoas são muito mais felizes com pessoas. Às vezes só de dividir com alguém as suas emoções e experiências, você já se sente melhor. Então, convide o seu colega de quarto/ faculdade/trabalho/escola para tomar um café ou fazer uma caminhada.
- Faça um diário e registre seus pensamentos e emoções: Escrever é uma ótima estratégia para expressar suas emoções e organizar seus pensamentos. Por isso, tenha um diário e todos os dias escreva como você está se sentindo, quais os principais pensamentos que vem na sua cabeça e uma pequena coisa que você pode fazer para tornar o seu dia melhor. Além disso, registre cada nova ação, conquista e pequeno desafio superado. Você notará o muito que já fez.
- Busque apoio. Converse com pessoas que estão vivendo algo semelhante a você, busque diferentes miradas sobre uma mesma questão. Busque por grupos terapêuticos, grupos informais de outras pessoas expatriadas como language exchange, ou mesmo aquela roda de samba que pode acontecer na sua cidade (é onde eu sempre encontro com brasileires, por exemplo haha).
- Não se esqueça de se divertir! Viaje se isso te traz sensação de estar viva/o. Descubra lugares que te façam apreciar sua nova casa. Depois de algum tempo nos esquecemos do que nos motivou a viver em outro país. Seja mais turista, participe de excursões, trilhas, aulas de dança, oficinas de fotografia, ações solidárias — se envolva e sugue o que este lugar pode te oferecer de bom!
Observe com consciência o que está acontecendo na sua vida para saber se você está passando por um choque cultural, e para colocar em prática essas dicas de uma maneira efetiva. Além disso, entenda que algumas atitudes podem estar tornando a sua vida no exterior mais sofrida.
Espero que você tenha gostado dessas dicas! Conta pra gente a sua experiência, trocar é sempre inspirador!
Se você se identificou com os assuntos abordados neste texto e gostaria de aprofundar-se no autoconhecimento através da psicoterapia online, entre em contato com uma de nossas psicólogas clicando aqui, marque uma sessão ou tire suas dúvidas sobre a psicoterapia online.
Quem escreve:
Luiza Sbrissa é Psicoterapeuta especializanda em Terapia de Aceitação e Compromisso e Mindfulness, e se dedica a ajudar brasileiros/as e hispanohablantes que vivem no exterior a melhorar sua saúde mental e bem-estar. Com formação em Psicologia e Mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria no Brasil, Luiza tem experiência em pesquisa na Espanha em temas como Psicologia Social, migrações e estudos feministas, o que traz uma perspectiva interdisciplinar e multicultural para o seu trabalho como Psicoterapeuta. Ela oferece suporte online a pessoas em todo o mundo, ajudando-os a desenvolver habilidades para lidar com emoções difíceis e construir uma vida mais plena e satisfatória. Seu objetivo é fornecer um espaço seguro e acolhedor para que a pessoa possa explorar seus pensamentos e sentimentos, descobrir seus valores e aprender a agir de acordo com eles.
Acompanhe conteúdos sobre saúde mental e vida no exterior nas nossas redes:
SE IDENTIFICOU COM O NOSSO CONTEÚDO?
PREENCHA O FORMULÁRIO E MARQUE SUA CONVERSA INICIAL COM NOSSAS TERAPEUTAS
Se preferir entre em contato conosco
intercambiamente
TERAPIA ONLINE EM PORTUGUÊS PARA VOCÊ SE SENTIR EM CASA, ONDE ESTIVER, QUANDO PRECISAR
SE IDENTIFICOU COM O NOSSO CONTEÚDO?
PREENCHA O FORMULÁRIO E MARQUE SUA CONVERSA INICIAL com nossas terapeutas
Se preferir entre em contato conosco
TERAPIA ONLINE EM PORTUGUÊS PARA VOCÊ SE SENTIR EM CASA, ONDE ESTIVER, QUANDO PRECISAR.
ATENÇÃO
Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site CLICANDO AQUI. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.